
EHF EURO 2022: Já são conhecidos os grupos de Qualificação

Portugal vai defrontar a Islândia, Lituânia e Israel no grupo 4 de qualificação para o Europeu de 2022.
Foi o que ditou o sorteio realizado pela Federação Europeia de Andebol (EHF) em Viena, Áustria.
Portugal vai assim reencontrar a Islândia, com quem perdeu na segunda fase de grupos do Euro 2020. Por outro lado, a equipa nacional volta a defrontar a Lituânia na qualificação: também foi adversário no caminho para o Euro 2020. O outro adversário, oriundo do pote 4, é a seleção de Israel.
A qualificação decorre entre novembro de 2020 e maio de 2021. A primeira jornada é a 4 ou 5 de novembro, a segunda a 7 ou 8 de novembro, a terceira a 6 ou 7 de janeiro de 2021, a quarta a 9 ou 10 de janeiro, a quinta a 28 ou 29 de abril e a sexta a 2 de maio.
A seleção das quinas obteve, no Europeu de 2020, o melhor resultado da sua história na prova, o sexto lugar, superando o sétimo em 2000, nas seis participações que teve. Procura a sétima e, para isso, precisa de ficar nos dois primeiros do seu grupo, ou ser um dos quatro melhores terceiros entre os oito grupos.
Portugal estava no pote 2 para o sorteio e já sabia, à priori, que evitava Áustria, Bielorrússia, Macedónia, Sérvia, Rússia, Montenegro e Holanda.
Espanha, campeã europeia em título, a vice-campeã Croácia e os anfitriões Hungria e Eslováquia já estão apurados.
O Europeu de andebol de 2022 está agendado entre 13 e 30 de janeiro, na Hungria (Budapeste, Debrecen e Szeged) e na Eslováquia (Bratislava e Kosice).
A constituição dos oito Grupos ficou ordenada da seguinte forma:
Grupo 1 França Sérvia Bélgica Grécia
Grupo 2 Alemanha Áustria Bósnia e Herzegovina Estónia
Grupo 3 República Checa Rússia Ucrânia Ilhas Faroé
Grupo 4 Islândia Portugal Lituânia Israel
Grupo 5 Eslovénia Holanda Polónia Turquia
Grupo 6 Noruega Bielorrússia Letónia Itália
Grupo 7 Dinamarca Macedónia do Norte Suíça Finlândia
Grupo 8 Suécia Montenegro Roménia Kosovo
O EHF Euro 2022 contará com 24 seleções em prova e há 20 lugares em discussão, uma vez que estão já qualificadas a atual Campeã da Europa, Espanha, a Vice-Campeã, Croácia e as duas Seleções organizadoras, Hungria e Eslováquia.